segunda-feira, 15 de junho de 2015

Texto para Discussão: "Imortalidade e cura de todas as doenças estão próximas, afirma Consultor da Nasa"

Imortalidade e cura de todas as doenças estão próximas, afirma Consultor da Nasa, em palestra aos professores

Por Assessoria de Comunicação

Conferencista internacional e consultor da Nasa, José Luiz Cordeiro, falou sobre as grandes mudanças que deverão ocorrer entre 2029 e 2045, e que poderão beneficiar todos os que têm menos de 30 anos

 Em um mundo muito próximo, entre 2029 ou até no máximo 2045, as máquinas se equiparão aos seres humanos e até superarão a inteligência humana. Será o fim da humanidade e o nascimento da pós-humanidade, em que haverá cura e prevenção para todas as doenças e o homem poderá ser imortal, se cuidar de sua saúde.
“É lógico que se um piano cair na sua cabeça, ou se você cometer suicídio, morrerá. Mas se preferir viver, será possível”. Esse foi um dos ensinamentos do cientista e futurista José Luís Cordeiro, e que estuda a chamada Singularidade. Será um momento em que ocorrerão muitos fatos que parecem hoje impossíveis, previstos e até inimagináveis pelos melhores autores de ficção científica. Estão sendo feitas experiências promissoras para aumentar a longevidade de ratos e insetos, estudos que poderão ser úteis no prolongamento da vida humana.  Luís Cordeiro falou aos professores da Unisanta na abertura do ano letivo, nesta segunda-feira (31/1), no auditório do Bloco E. Na ocasião, a  Reitora Sílvia Teixeira Penteado convidou o cientista para  fazer parcerias com os grupos de pesquisa dos mestrados e dos  núcleos da  Unisanta ligados à  tecnologia.
O grupo responsável pelo Projeto Singularidade, também conhecido como a Universidade do Futuro, sediada no Vale do Silício (Califórnia, EUA) , é liderado pelo físico estadunidense Ray Kurzweil, autor do livro A Singularidade está perto, considerado por Bill Gates como o melhor livro do mundo.  Para ilustrar o progresso acelerado do conhecimento tecnológico, José Luís Cordeiro mencionou, entre muitos exemplos, o avanço da tecnologia e o Projeto Genoma Humano.
Com o Projeto Genoma humano, antecipa o cientista, será possível decifrar todo o código genético do homem, permitindo, por exemplo, evitar doenças, reconstruir toda a árvore genealógica dos nossos antecedentes (e não apenas de nossos parentes próximos), selecionar os genes que gostaríamos de transferir a nossos filhos.
O Projeto Genoma, iniciado em 1990, a um custo inicial de 1 bilhão de dólares, foi baixando para 5 milhões, 20 mil dólares,  2 mil dólares. Daqui a alguns anos, poderemos reconstruir nossa árvore genealógica por menos de 100 dólares, em uma hora, trabalho que exigia 13 anos no começo dos estudos.
Será possível fazer um backup cerebral, transferir nossa inteligência para o computador, imprimir órgãos humanos em impressoras 3 D, para substituir outros doentes, utilizando células no lugar de tinta.  (já fizemos isso com traqueia artificial a partir de células-tronco e com uma bexiga, injetando nas impressoras células e material biológico).

 


Fonte: http://noticias.unisanta.br/ultimas-noticias/imortalidade-e-cura-de-todas-as-doencas-estao-proximas-afirma-consultor-da-nasa-em-palestra-aos-professores-da-unisanta/




Discuta se o cientificismo realmente dará conta de toda a adversidade vivenciada pelo Homem. Ademais, verifique outras possibilidades para equacionar questões de violência, saúde, produção de alimento que não passe pelo desenvolvimento técnico-científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário