segunda-feira, 15 de junho de 2015
Alguns Conceitos Importantes
MORAL
CONSISTE NO CONJUNTO DE NORMAS QUE VISAM ORGANIZAR AS RELAÇÕES DAS PESSOAS NA SOCIEDADE TENDO EM VISTA O BEM E O MAL; CONJUNTO DE COSTUMES E VALORES DE UMA SOCEIDADE; UM CARÁTER NORMATIVO. Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1996.
METAFÍSICA
TAMBÉM CHAMADA DE ONTOLOGIA, ESTUDA O "SER ENQUANTO SER", ISTO É, O SER INDEPENDENTEMENTE DE SUAS DETERMINAÇÕES PARTICULARES; ESTUDO DO SER ABSOLUTO E DOS PRIMEIROS PRINCÍPIOS. Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1996.
DEFINI-SE COMO A FORÇA DESVELADA NA ESSÊNCIA DAS COISAS E DO HOMEM. NESTA PERSPECTIVA, TUDO – O PENSAMENTO, A FILOSOFIA, O HOMEM, A NATUREZA – É VONTADE DE POTÊNCIA, E NADA MAIS. NÃO HÁ METAS, OBJETIVOS, FINALIDADES E CERTEZAS. A VONTADE DE POTÊNCIA IMPÕE-SE COMO A FORÇA QUE SE QUER MAIS – RESISTE, ENGLOBA, CONQUISTA E RETRAI – DOMINANDO FORMAS, A NATUREZA E OUTRAS FORÇAS. A VONTADE DE POTÊNCIA É A ARTE DE QUERER RESISTIR, DOMINAR E SUCUMBIR, DESPOJANDO-SE DA CULPA, DAS LIMITAÇÕES MORAIS, DO RECEIO E DO MEDO.
O ALÉM HOMEM/ SUPER-HOMEM
DESDOBRA-SE EM CORAGEM NA ARTE DE DESCONSTRUIR FATOS, REPRESENTAÇÕES E VERDADES – CONSTRUINDO AO ASSUMIR, SEM MEDO, A POSSIBILIDADE DA DOR, NOVOS VALORES E REPRESENTAÇÕES. O ALÉM HOMEM PODE DESCONSTRUIR E CONSTRUIR, INDAGANDO VERDADES, QUANDO DESPOJADO DO RECEIO E DO JULGAMENTO, DOS PADRÕES, VALORES E REPRESENTAÇÕES LEGITIMADOS. ADMITE, NO TRABALHO DE DESCONSTRUÇÃO, O SOFRIMENTO E A DOR, CAMINHANDO ALÉM DAS VERDADES E FALSAS INTERPRETAÇÕES DO MUNDO. O ALÉM HOMEM APODERA-SE DO DESTINO, DOS DESEJOS E DA FORÇA, REVIGORANDO A VIDA COMO ARTE – POSSIBILIDADE, RUPTURAS, ACONTECIMENTOS E DESCONTINUIDADES – AO VIVER PLENAMENTE, A VONTADE DE POTÊNCIA, E NADA MAIS.
NIILISMO
É O NADA. É A AUSÊNCIA TOTAL DE REFERÊNCIAS ÉTICO-MORAIS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário