segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Lista de Exercícios - RECUPERAÇÃO PARALELA - 3º E.M / 3º BIM.


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
                        CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
LISTA DE EXERCÍCIOS – HISTÓRIA - 2º ANO / 3º BIMESTRE
                                    PROF. RESPONSÁVEL: DANIEL APARECIDO DE SOUZA             

Instruções
- Permitida toda forma de consulta ou troca de informações, desde que a redação seja individualizada.
- Resolução à caneta esferográfica azul ou preta.
- É proibido utilizar corretivo e/ou similares.
- Entrega no dia da Prova Dissertativa ou Mista.
- Apresente respostas organizadas e bem elaboradas.
- A interpretação dos enunciados é parte integrante dos exercícios.
- As questões com vários itens (“a”, “b”, etc), estes devem ser respondidas separadamente.
- Os erros ortográficos poderão ser descontados.
- O desrespeito às instruções acarretará na anulação de questões ou de toda atividade.

1- Com base nas imagens, discorra num pequeno texto sobre o processo eleitoral na Primeira República.


2- Leia o documento abaixo e responda as questões:
Ilmo. Sr. Francisco de Souza
Aspiro boa saúde com a exma. família. Tendo eu frequentado uma fazenda sua, deliberei saudando-o em uma cartinha, pedir um cobrezinho. Basta dois contos de réis. Eu reconheço que o senhor não se sacrifica com isto e eu ficarei bem agradecido e não terei razão de lhe odiar assim como a gente de Virgulino* não terá esta razão. Sem mais, do seu criado,
Hortêncio, vulgo Arvoredo, rapaz de Virgulino
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau  5ª a 8ª séries. São Paulo, SE/CENP, 1978, p. 51.
Vocabulário
Virgulino: Virgulino Ferreira, o Lampião.
a) A que movimento social, ocorrido ao longo da Primeira República, o fragmento se refere?
b) Interprete o fragmento considerando seus conhecimentos sobre esse fenômeno.

3- Analise a tabela A, leia o fragmento B e responda as questões.
A
Presidentes eleitos
Número de
votantes
Porcentagem de
População votante
Prudente de Moraes
300.000
2,2%
Campos Sales
500.000
2,7%
Rodrigues Alves
600.000
3,4%
Afonso Pena
300.000
1,4%
Hermes da Fonseca
600.000
2,8%
Venceslau Brás
600.000
2,4%
Rodrigues Alves (segundo mandato)
400.000
1,5%
Epitácio Pessoa
400.000
1,5%
Artur Bernardes
800.000
2,9%
Washington Luís
700.000
2,3%
    B.
A República, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários de nossos manifestos, tem de ser e deve ser – um governo de liberdade, de igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos (...)
Rio de Janeiro, 22 de maio de 1889. Quintino Bocaiúva. CENP. Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau  5ª a 8ª séries. Secretaria de Estado da Educação  SãoPaulo. CENP. 1979. p.45
a) O que a tabela nos informa sobre as eleições para a Presidência da República, no período conhecido como 1ª República ou República Velha?
b) A tabela confirma ou desmente o discurso de Quintino Bocaiúva, sobre o projeto republicano para o Brasil? Justifique sua resposta.

4- Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo.
            (Adaptado de José Murilo de Carvalho, "A formação das almas: imaginário da República no Brasil". São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.)
a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil?
b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).

5- A expressão "política do café com leite" é muito utilizada para caracterizar a Primeira República no Brasil.
Sobre essa política, descreva:
a) seu funcionamento;
b) seu colapso na década de 1920.

6- Faça um texto explicando o contexto político social e as transformações geográficas (urbanas) e culturais no qual as figuras estão inseridas.

Charge capa da revista "O Malho", de 1904.
Disponível em:

Título da charge: "Na hygiene dando ordens"
Autor: J. Carlos (1884-1950)
 Local onde se encontra: Biblioteca Nacional (Oswaldo Cruz Monumenta Histórica, 1971)
Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoAs9kMa3hiAX8-KtXce6cp1D06aHJdN4sEaP12jahSXL7yHkMQCZYhA7ZjwZG0kWFXgtzBFGFGquxpi_mKxTJgrw3HhSCPNrVulZ5sxF5-oNBMzf40_e08vsKxH-kfbiHL53WZ6hPdcZT/s1600/Charge_Osvaldo+Cruz_01.JPG

7- (Unifesp)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal.
a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.
b) Caracterize de maneira geral o New Deal e apresente uma de suas medidas de combate à crise.
 
8.   Leia os documentos a seguir.

            Os camponeses partem para o front com incrível entusiasmo; e as classes superiores da sociedade, quer sejam liberais ou conservadoras, os aclamam, desejando-lhes boa sorte […] Habitualmente, os camponeses sentiam que não tinham nada a fazer a não ser beber; mas agora não é mais assim. É como se a guerra lhes desse uma razão para viver […] No ardor dos soldados russos se percebe o entusiasmo que agita o coração dos antigos mártires se lançando para a morte gloriosa.

LE BON, Gustave. 1916 apud JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Guerra Mundial. O confronto de imperialismos. São Paulo: Atual, 1992. p.17.

            Após um ano de massacre, o caráter imperialista da guerra cada vez mais se afirmou; essa é a prova de que suas causas encontram-se na política imperialista e colonial de todos os governos responsáveis pelo desencadeamento desta carnificina. […] Hoje, mais do que nunca, devemos nos opor a essas pretensões anexionistas e lutar pelo fim desta guerra […] que provocou misérias tão intensas entre os trabalhadores de todos os países.

CONFERÊNCIA DE ZIMMERWALD - 5 a 8 de setembro de 1915. Apud JANOTTI, Maria de Lourdes. A Primeira Guerra Mundial. O confronto de imperialismos. São Paulo: Atual, 1992. [Adaptado].

No início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), estabeleceu-se, sobretudo na Europa, uma disputa de ideias em torno do envolvimento nesse conflito. Com base na leitura de cada um dos documentos, explique as posições assumidas sobre a participação na guerra.

9- A charge "Um cadáver", de J. Carlos, foi publicada em 1918. Nela, a Germânia diz: "E agora, meu filho?... Quem paga essas contas?" (Cadáver: gíria da época para credor, cobrador).
Entre 1914 e 1918, o mundo esteve envolvido de forma direta ou indireta em sua Primeira Grande Guerra. O quadro pós-conflito foi definido pelos países vencedores - Inglaterra, França e EUA - , tendo sido a Alemanha considerada a principal responsável pelo conflito.
Apresente duas determinações do Tratado de Versalhes (1919) que tiveram fortes repercussões para a economia alemã no pós- 1a Guerra.



10- Faça um pequeno texto explicando a crise de 29 e seus efeitos nos EUA, Brasil e Rússia.

11- Explique o funcionamento de ciclo vicioso e virtuoso da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário