GABARITO TRIMESTRAL
6º ANO
Parte Objetiva
1- A letra C está errada porque apenas o cobre, o bronze e o ferro foram utilizados durante a Idade dos Metais.
2- Segundo pesquisas, as primeiras cidades surgiram no Crescente Fértil. Logo a alternativa C está correta, pois afirma que “c) Desenvolveram-se na Ásia, próximo aos rios, que possibilitaram o desenvolvimento humano.”
3- Alternativa B. De acordo com o mapa, a civilização que mais se expandiu rumo a oeste foi o Império Assírio e não o Segundo Império Babilônico (Caldeu).
4- Alternativa C, pois os mesopotâmicos eram politeístas.
5- A relação correta é apresentada na alternativa A: ID, IIF, IIIC, IVE, VA, VIB.
6- Alternativa B. Afinal, foi Amenófis IV que mudou seu nome para Aquenaton e instituiu o monoteísmo no Egito.
Parte Dissertativa:
1.a) Teoria Asiática. Esta é alicerçada no pressuposto evolucionista e considera que o ancestral humano surgiu na África. A partir deste continente avançou à Ásia (seja pela versão da saída pelo Estreito de Gibraltrar utilizando embarcações rudimentares e atingindo a Europa, seja caminhando pela Península do Sinai). e alcançou Beríngia (extremo do continente). Assim, há cerca de 12 mil anos, durante a última fase de glaciação, ultrapassou caminhando sobre o Estreito de Bering e atingiu a América do Norte.
b) Trata-se de uma fase em que ocorre a diminuição da temperatura no globo terrestre, acarretando o congelamento de grandes porções de água em grandes latitudes.
c) Em virtude da glaciação houve a diminuição da temperatura do globo terrestre, favorecendo o congelamento de áreas longe do Equador (grande latitude). Visto que o Estreito de Bering encaixava-se nesta característica, ele foi congelado. Assim possibilitou a passagem do gênero homo da Ásia à América.
2.a) Em São Raimundo Nonato há um importante parque que dá nome ao aeroporto. No Parque Nacional da Serra da Capivaraencontramos 64 sítios arqueológicosabertos à visitação, encontramos tesouros, como os pedaços de cerâmicas mais antigos das Américas, de 8.960 anos. Sem contar os recursos naturais e a beleza exuberante do cerrado, há inúmeras pinturas rupestres, material lítico produzido durante a Pré-História. Além disso, encontramos restos humanos e outros achados arqueológicos que nos ajudam a compreender a História do Homem na América e no Brasil.
b) Niède Guidon, que pesquisou a região por anos, encontrou (além dos artefatos narrados no item anterior) restos de combustão organizados no formato de uma fogueira. Por meio da datação com carbono 14 notou-se que o achado apresentou idade entre 45 e 50 mil anos: data muito anterior a teoria de ocupação da América mais aceita (teoria Asiática) que considera 12 mil anos atrás.
3- No mar aparece o continente Africano e Asiático, bem como os mares Vermelho, Mediterrâneo e Negro.
b) São rios da região: Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão. Segue abaixo o esquema sobre o regime de cheias.
O Regime de Cheias é um fenômeno natural, ocasionado sazonalmente no qual a chuva nas cabeceiras dos rios ou o derretimento de montanhas (geralmente durante o verão) leva ao aumento do nível dos rios. Desta forma, as áreas ribeirinhas são inundadas. E, no caso da Antiguidade, além de irrigar, a água fertilizava o solo com o material orgânico carregado pelo rio.
c) A região chama-se Crescente Fértil. Crescenteem virtude da forma de uma lua crescente. Fértil, por sua vez, por causa dos rios que irrigam e fertilizam o solo com o material orgânico carregado pelas águas durante as cheias. Assim, até mesmo nesta região árida, a vida humana tornou-se possível há milhares de anos.
d) Assim como ocorria durante as cheias do Nilo e na Mesopotâmia, as cheias ou o aumento da vasão do rio dependem da chuva nas cabeceiras. Assim, para que o problema do rio Piracicaba seja sanado precisa-se de chuva nas cabeceiras.
4- a) Com o governo de Hamurabi, a partir de 1792 a. C., a Babilônia conquista toda a Baixa Mesopotâmia, fundando um vasto império. Depois de séculos de lutas constantes, a Mesopotâmia, no século XVIII a.C., conheceu enfim a unidade. A partir daí, a preocupação de Hamurabi não era mais a expansão territorial e sim a preservação das terras conquistadas, tendo-se preocupado essencialmente com os ataques dos povos vizinhos e com as sublevações dos povos conquistados. O rei Hamurabi administrou seu império durante quase cinquenta anos. Durante esse período fez grandes obras públicas. A principal realização cultural dos amoritas foi o Código de Hamurabi, o primeiro código escrito que a história registra era baseado no Direito Sumeriano, tendo por finalidade consolidar o poder do Estado e adequar-se ao desenvolvimento do comércio.
b) O Código de Hamurabi era severoporque previa a pena de morte em várias penas. Previa a retribuição (retributivo), pois num caso de morte poder-se-ia matar o culpado. Ele também era desigual. Em alguns casos as penas eram muito mais brandas para grupos sociais mais abastados.
5.a) O Egito apresenta clima árido ou desértico, que é caracterizado por ser seco e quente. Por isso Heródoto pode dizer esta frase
b) Heródoto, vendo as possibilidades proporcionadas pelo rio ele pode dizer que o Rio Nilo é um presente para o Egito. Afinal, seria praticamente impossível a vida e o desenvolvimento de uma Civilização numa região como esta. O rio, durante as cheias, irrigava e fertilizava o solo com material orgânico levado pelo próprio Nilo. Também, o rio possibilita o consumo humano, a pesca e o transporte de mercadorias.
6.a) A palavra “antropozoomórfico” é formada pela junção de 3 palavras:
- Antropo: significa homem;
- Zoo: refere-se a animal ou animais;
- Mórfico: significa forma ou transformação.
Assim, os deuses egípcios (pois eram politeístas) tinham sua forma constituída por um corpo humano com cabeça de animal. Para exemplificar veja a imagem de Anúbis:
b) Por causa da crença na imortalidade da alma, era fundamental para os egípcios preservar o corpo de uma pessoa para a outra vida, desenvolvendo-se a prática da mumificação. Para alojar a múmia construía-se um sarcófago , assim como os seus pertences, estes eram colocados em pirâmides (espécie de tumba para as múmias). Nessas construções, eram feitas pinturas para guiar o espírito na vida após a morte. Nelas também eram guardados os objetos poderiam ser úteis na sua nova vida.



Nenhum comentário:
Postar um comentário