Essas atividades serão orientadas e a execução ocorrerá no período de reposição, sendo permitido apenas aos alunos dos 2º ano, CONCLUÍREM as atividades em casa.
1º Ensino Médio
1- Sobre o Crescente Fértil:
a) Apresente um mapa da região.
b) Explique detalhadamente a origem do nome da região
2- Elabore um quadro sinóptico com as características (pelo menos: condições geográficas, principais rios, economia, política, sociedade, cultura e religião) dos 5 principais povos do Crescente Fértil.
3- Elabore, com suas palavras, um texto explicativo ou resumo de (10 -15 linhas) para cada um dos povos citados no quadro feito no exercício anterior.
2º Ensino MédioAtividade em grupo (até 4 membros por grupo):
- Criar conteúdo informativo para mídias sociais (3 de 1 minuto ou 1 de 2 a 3 minutos) usando powcartoon ou vídeo com edição de imagens que não tenham direitos de imagem (cuidado... a maior parte das imagens da internet tem direitos reservados) para serem aproveitados no projeto Cidadania e Intervenção Social. Também vale vídeos no formato - Conteúdos:
* conceito de mobilidade urbana e sua importância
* direito à mobilidade urbana na Constituição Federal (pode-se pensar junto o direito à saúde... ver conceito jurídico de SAÚDE)
* mobilidade no estatuto da juventude
*estatuto da criança e adolescência (proteção integral x riscos para ir à escola)
* Caso uma pessoa sofre uma acidente por falta de mobilidade urbana, quem responde (o que dizem as leis? o que dizem os tribunais
QUAIS AS PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES LEGAIS DO PREFEITO EM RELAÇÃO À MOBILIDADE?(Lei 12.587/2012)
* Quem é responsável pelo transporte público urbano (detalhar)
* Lei 10.257/2001 e o direito de acesso à cidades ou aos serviços públicos.* Exemplos (nacionais ou internacionais de mobilidade urbana sustentável)- Favor ver modelos, pesquisar como elaborar um roteiro e elaborar uma cuidadosa pesquisa de conteúdo.
3º Ensino Médio1- Faça:
a) uma periodização da História do Brasil, destacando as fases do período Imperial ou Monárquico.
b) uma síntese do 1º Reinado (7 - 10 linhas)
c) uma síntese do Período Regencial. (7 - 10 linhas)
2- Explique as razões político-comerciais que favoreceram a primazia inglesa no Brasil na primeira metade do século XIX.
3- Cite uma mudança cultural ocorrida no Rio de Janeiro, em decorrência do estreitamento das relações comerciais com a Inglaterra, na primeira metade do século XIX.
4- Analise o texto:
"Brasileiros! Salta aos olhos a negra perfídia, são patentes os reiterados perjúrios do Imperador, e está conhecida nossa ilusão ou engano em adotarmos um sistema de governo defeituoso em sua origem, e mais defeituoso em suas partes componentes... O sistema americano deve ser idêntico; desprezemos instituições oligárquicas, só cabidas na encanecida Europa." Manifesto de Proclamação da Confederação do Equador, em 12 de julho de 1824. (MENDES JR., v. 2, p. 169)
a) Explique o que foi a Confederação do Equador.
b) Quais as reivindicações do movimento e seu desfecho.
5- Apresente o panorama político do período, apresentando explicitando as características políticas de cada partido político.
6- Elabore um quadro sinóptico com as características das principais revoltas do Período Regencial.
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